segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mitologia nos dias de hoje




O leitor se lembra de Chris Columbus, o cineasta que adaptou para a telona os dois primeiros longas do bruxo Harry Potter? Pois é, ele está de volta, e de novo numa adaptação que tem tudo para agradar principalmente ao público adolescente. E não só pelas boas histórias ou pelos efeitos especiais de ultima geração. Os meninos e meninas darão bons suspiros nas aparições do casal de atores bonitões: Logan Lerman e Alexandra Daddario. São eles as estrelas principais do filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, que estréia nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira, 12 de fevereiro.

 Como o leitor sabe, os gregos eram bons em quase tudo, até mesmo em contar histórias. E muitas delas podem ser apreciadas nesta adaptação do best seller de Mitologia Grega do norte americano Rick Riordan. Embora mesclando com divindades do panteão grego, o ponto central da narrativa é a história do adolescente problemático Percy Jackson, que descobre ser filho de Poseidon (deus dos mares na mitologia grega). O detalhe mais curioso é que toda a história se desenvolve nos dias de hoje.

Acusado de roubar o raio mestre de Zeus, o rapaz embarca numa aventura com muitas reviravoltas, sempre acompanhado pela bela semideusa Annabeth Chase e de um amigo de longa data. Nessa busca para achar o tal raio, ele se depara com diversas criaturas lendárias como o Minotauro, Hidra, Cão infernal e claro, Uma Thurman interpretando uma medusa pós-moderna de encher os olhos. E tudo isso num cenário que mistura paisagens reais e míticas.

No mais, o filme tem elaboradas cenas de ação, dinamismo e um elenco bem regular. Não espere um filme cabeça ou reviravoltas à moda de Batman. Mas uma coisa é certa: Percy Jackson e o Ladrão de Raios é uma chance de comer pipoca vendo as maravilhas da mitologia grega se passarem em pleno século 21. Afinal, essas histórias permanecem hoje tão poderosas como o foram no passado. Se você duvida, assista o filme e depois me conte.
Por Manuel Marques

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário