quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mitologia grega em toda sua fúria

Por Renato Góes

Nos mares da antiga Grécia, um velho pescador encontra um sarcófago à deriva na água. Em seu interior está o corpo de uma mulher morta, mas o que chama atenção é um recém-nascido, ainda com vida. Essa criança é resgatada e se revela, anos mais tarde, ser o guerreiro Perseu. Filho de uma mortal com Zeus, maior divindade do Olimpo, esse grau de paternidade o tornou um dos semideuses mais importantes da mitologia grega. É a partir desse personagem que se desenvolve toda trama de Fúria de Titãs, filme dirigido por Louis Leterrier que entra em cartaz no próximo dia 21/05.


Baseado em outra produção dos anos 80, que já foi presença obrigatória na Sessão da Tarde (quem tem mais de 30 entende o quero dizer), esse remake traz significativos acréscimos ao filme anterior, principalmente nos quesitos efeitos visuais e sonoros. Quanto ao roteiro, a ideia original é praticamente a mesma. Os mortais andam insatisfeitos com as migalhas oferecidas pelos deuses e passam a profanar templos e estátuas, numa tentativa de se impor frente aos imortais. Essa postura rebelde enfurece Zeus, que passa a sofrer influência de seu irmão Hades, governante do submundo que passa a aterrorizar os humanos sob o pretexto de que o medo fará com que eles voltem a rezar pelos deuses.


Uma dessas profanações acontece no reino de Argos. Como castigo, Hades avisa que em 10 dias a cidade será destruída pelo titã Kraken, um monstro de proporções gigantescas, a não ser que o povo entregue para o sacrifício a princesa Andrômeda. A partir daí se segue uma luta contra o tempo para conseguir uma forma de impedir a destruição da cidade. Perseu e seu grupo de bravos soldados partem atrás das bruxas que sabem qual é a única maneira de derrotar o mítico monstro. Mas para chegar até elas, eles terão que enfrentar vários inimigos pelo caminho.

No papel do protagonista está Sam Worthington, o novo mocinho de Hollywood que estrelou Avatar e Exterminador do Futuro 4 – A Rebelião das Máquinas. Em Fúria de Titãs, seu personagem a princípio nega seu status de semideus, mas aos poucos passa a utilizar seus poderes e habilidades sobre-humanas nos confrontos com os vilões da história, como o agressivo Calibos e a misteriosa Medusa. Aliás, a sequência em que ela aparece é de longe a mais empolgante do longa. O elenco também é formado pelos atores Liam Neeson e Ralph Fienes, nos papéis de Zeus e Hades respectivamente, além da jovem atriz Gemma Arterton, como a guardiã Io. Para quem se interessou pela história e está disposto a ir ao cinema, aqui vai uma dica. A versão em 3D pouco tem a acrescentar no quesito efeitos visuais. Portanto, antes de gastar um dinheiro para colocar os óculos 3D, vale a pena conferir Fúria de Titãs na versão em 2D mesmo. Confira o trailer abaixo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário