segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vivendo e aprendendo

O mês de abril já está aí e eu sinto que março chegou ao fim com o crédito pra lá de positivo. Digo isso porque foi a primeira vez, em anos de jornalismo, que me deparei com um assunto tão temido, o câncer - tema da reportagem de capa da Folha Universitária. Cresci ouvindo minha avó chamar o câncer de “CA”. Isso mesmo, nada a fazia dizer a palavra “câncer”. Mas decidi encarar o desafio de frente e mostrar o lado positivo da doença.

Tive a oportunidade de entrevistar um dos "papas" da oncologia no Brasil, o médico Ademar Lopes – líder da equipe que tratou o vice presidente José de Alencar. O nosso bate-papo foi extremamente enriquecedor. Também conheci três mulheres, verdadeiras guerreiras que venceram o câncer. E por fim descobri a Cajec, uma ONG que apóia crianças e adolescentes carentes de todo o país, portadoras do câncer, que são encaminhadas por assistentes sociais para São Paulo, onde realizam tratamento em hospitais públicos. Na ONG elas desfrutam de uma infra-estrutura completa, o que proporciona, num momento tão difícil de suas vidas, conforto, praticidade e alegria.

Visitei o local e não tenho dúvidas que foi uma  verdadeira lição de vida! É muito bom ver de perto ações sociais bem sucedidas. Foi lá que conheci a Solange, a Ana Maria e a Marta. Elas passam as tardes na ONG aplicando Heiki nas crianças. Pra quem não sabe, a Cajec é uma instituição sem fins lucrativos, que sobrevive de doações e do auxílio de voluntários. E a sua ajuda é muito bem-vinda. Acesse o site da ONG e veja como colaborar: http://www.cajec.org.br/ .



Foto: Amana Salles

Por Isabelle de Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário